Os brinquedos ideais para seu filho de zero a 12 meses

Postado em 29/04/2017

Os brinquedos ideais para seu filho de zero a 12 meses

De móbiles e tapetes a jogos de encaixe, descubra o que estimula melhor o seu bebê

Na primeira etapa da vida, o bebê precisa desenvolver as habilidades motoras para ficar em pé pela primeira vez, o que costuma ocorrer entre 10 e 14 meses de idade. Os brinquedos, portanto, devem acompanhar essa evolução, a começar pelos móbiles, que o bebê pode tocar, ouvir e ver até começar a engatinhar. 

O pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo, indica tapetes de atividades para que os pequenos comecem a descobrir a relação espacial entre eles e os objetos.

Segundo Maria Ângela Barbato Carneiro, coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisas do Brincar da PUC-SP, os brinquedos desta faixa etária devem ter aproximadamente o tamanho de uma mão aberta e não podem ser muito duros, muito menos pontiagudos ou cortantes. “As crianças levarão os brinquedos à boca nessa fase”.

Em torno dos seis meses de idade a criança já começa a ser capaz de ficar sentada e, em breve, começará a engatinhar. Por isso, Reibscheid indica aos pais que coloquem os brinquedos longe da criança, para que ela seja estimulada a ir atrás deles.

Quando ela finalmente começar a se levantar e ficar em pé, as mesinhas de atividades cheias de estímulos são ideais para estimulá-la. Ao final do primeiro ano de vida, quando as habilidades motoras começam a ficar refinadas e a criança já é capaz de pegar objetos menores e manipulá-los com maior facilidade, brinquedos com encaixes são bem-vindos.

 

 

Outras Notícias

 

A criança e a sua vida rica em ensinamentos
Postado em 04/11/2017

Observar uma criança pode ser mais rico e compensador para sua vida do que qualquer experiência ou programa de Autoconhecimento

Existem professores treinados em psicologia, que dizem saber tudo da natureza humana, e mesmo assim pouco tem a nos dizer. Uma criança, n&a...
leia mais »

Criança que chora demais
Postado em 27/10/2017

Por volta de um ano de idade, algumas crianças descobrem que o choro pode ser a melhor forma de conseguir o que quer. Isso é normal, pois antes de aprender as primeiras palavras, esta era a forma pelo qual se comunicava, seja quando estava com frio, com fome, com as fraldas sujas, c...
leia mais »

Travessuras de criança
Postado em 17/10/2017

É perfeitamente normal que por volta dos oito ou nove anos de idade, quando a criança já está mais amadurecida, que ela queira fazer brincadeiras com outras pessoas, a fim de curtir com as mesmas ou para fazer gracinhas.

Isso não é nenhum bicho ...
leia mais »